ERP PARA ATACADO DISTRIBUIDOR
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O Atacadista
O atacado é o negócio que tem por objetivo vender seus produtos em grandes quantidades para os varejistas – para que estes tirem seu lucro vendendo as mercadorias por um preço menor do que se comprassem estes itens individualmente.
Normalmente o atacado compra os produtos diretamente do fabricante, mas em alguns casos também compra de outro revendedor. A ideia é que em qualquer dos casos seja alcançado o maior desconto possível, para assim também poder oferecer preços competitivos aos seus clientes (varejistas). Via de regra, o atacadista não costuma estar envolvido na fabricação dos produtos, seu papel está em apenas vender e distribuir os itens que compra.
Em alguns casos, um atacadista é especialista em uma categoria de produtos, mas também é comum que um negócio ofereça uma ampla variedade de itens para venda. Também existe o modelo de negócio em que o atacado vende apenas para outras lojas e em outros casos, inclui o consumidor final entre o seu rol de clientes.
Atacadistas também podem com frequência oferecer produtos concorrentes, o que não é permitido no caso do distribuidor, que definiremos a seguir.
O distribuidor
Os conceitos de atacadistas e distribuidores são confundidos com frequência, mas vamos iniciar a distinção separando os papeis de fabricantes, atacadistas e distribuidores.
Atacadistas são grandes empresas que estão interessadas em encontrar potenciais compradores de varejo. Fabricantes, preferem construir produtos e para que esta mercadoria alcance o maior número de potenciais consumidores possível, associam-se a distribuidores – e estes fazem a ponte entre o fabricante e atacadistas/varejistas.
Por isso é que muitas vezes o atacadista nem chega a ter contato com o fabricante diretamente, pois sua negociação toda acontece diretamente com o distribuidor.
Resumindo, a principal diferença entre distribuidor e atacadista é o seu público-alvo: o distribuidor vende para o atacado, enquanto este revende as mercadorias para o varejo, que só então irá alcançar o consumidor final.
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